Sala-VIP-POA

Como acessar as salas VIP nos aeroportos?

Acessar as salas VIPs nos aeroportos (ou “airport lounges”, para os gringos) é uma ótima maneira que as pessoas encontram para passar o tempo de espera entre uma conexão e outra.

Além disso, nessas salas são oferecidos lanches, refeições, o que gera uma boa economia já que os preços de aeroportos são bem altos.

Em alguns até chuveiros para quem quiser se refrescar, entretenimento e um lugar de descanso para esperas mais longas.

Mas, o que fazer para ter acesso a essas salas nos aeroportos? Você sabe?

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, vamos te mostrar as maneiras de acessar as salas VIPs nos aeroportos.

Aprenda a viajar mais com milhas aéreas de maneira prática e rápida, clique aqui

O que eu posso esperar em uma sala VIP de aeroporto?

Há uma variação muito grande na quantidade e na qualidade de serviços disponibilizados nas salas VIPs de aeroportos.

Existem salas que são realmente exclusivas, e que são mais difíceis de serem acessadas. Enquanto outras, oferecem aos clientes serviços bem básicos e funcionais.

O que praticamente todas as salas oferecem são opções de lanches e bebidas, servidos à vontade.

Outro item básico de uma sala VIP é o espaço. Geralmente, são muito mais agradáveis que o saguão do aeroporto, com mesas, cadeiras, sofás, sala de TV, tomadas, computadores, wifi e banheiros.

Algumas salas acabam sofrendo com superlotação em horários de maior demanda. Portanto, não espere luxo ou muita privacidade nos lounges mais básicos.

Salas mais abastadas oferecem espaço para descanso com cama, espreguiçadeiras, bem como salas de reunião e espaço diferenciado para crianças.

Além disso, oferecem serviço de concierge, SPA, banho, massagem expressa, barbearia, manicure e até salão de beleza para você embarcar bastante relaxado.

Aprenda a viajar mais com milhas aéreas de maneira prática e rápida, clique aqui

Como acessar as salas VIPs nos aeroportos?

acessar-sala-vip-cartaoes

Na grande maioria das vezes, é impossível pagar para acessar as salas VIPs nos aeroportos. Para ter acesso a elas, você precisa pagar por um programa específico ou ser um cliente especial de alguma forma para ter acesso gratuito (ou pago) a uma sala VIP no aeroporto.

Existem 4 maneiras para conseguir acessar as salas VIPs nos aeroportos, e aqui falaremos sobre cada uma delas.

1. Através do seu cartão de crédito (Como acessar as salas VIP)

cartao-credito-sala-vip

Infelizmente não são todos os cartões de crédito que permitem você acessar as salas VIPs nos aeroportos. Geralmente, apenas os cartões considerados os tops de linha, como Platinum e o Black.

Não deixe de conferir sempre que puder com o serviço de atendimento ao cliente do seu cartão de crédito quais são os benefícios ele oferece para quem é titular e para os seus dependentes.

Independente do banco, todo cartão com a bandeira Mastercard Black e Visa Infinity permitem aos seus titulares acessar as salas VIPs nos aeroportos (mesmo que o acesso seja de forma paga).

Os cartões Mastercard Black oferecem acesso a mais de mil salas VIPs nos aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key. Mas, se esse acesso será pago ou de forma gratuita irá depender do banco emissor do seu Mastercard Black.

Outro benefício do Mastercard Black é que ele possui uma sala VIP própria no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. Nessa sala, você terá acesso ilimitado e gratuito quantas vezes quiser ao longo do ano.

Se o seu Mastercard Black for fruto de uma parceria entre o banco e uma companhia aérea, por exemplo cartões CO-BRANDED, provavelmente você também terá acesso à sala VIP daquela companhia aérea, caso tenha alguma.

O Visa infinity também oferece acesso a mais de mil salas VIPs em aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key. Mas, assim como na Master, se essas visitas serão pagas ou gratuitas irá depender do banco emissor do seu Visa Infinity.

Lembrando que, se o seu Visa Infinity for fruto de uma parceria entre o banco e uma companhia aérea, provavelmente você também poderá acessar as salas VIPs nos aeroportos, se houver.

2. Através de companhias aéreas (Como acessar as salas VIP)

como-pagar-mais-barato-passage-aerea
@viajareumprazer conexão em Dubai

Independente do seu cartão de crédito, quem viaja de Classe Executiva ou na Primeira Classe, provavelmente, poderá acessar as salas VIPs nos aeroportos de determinada companhia aérea ou de uma companhia aérea parceira e de uma mesma aliança.

Os clientes considerados tops de linha dos programas de fidelidades de companhias aéreas também tem acesso às salas VIPs destas companhias e companhias aéreas parceiras, como por exemplo, quem conquista o status Diamante na Azul, Ouro na Gol ou Platinum na Latam.

Importante lembrar que, se você conquistou um status elevado em uma companhia aérea internacional, você terá acesso não só as salas VIPs dela como de outras companhias aéreas parceiras ou que fazem parte de sua aliança.

Esse é um ótimo benefício das alianças aéreas: alcançar um status em uma determinada companhia aérea equivale a um status global em todas as outras companhias aéreas que fazem parte daquela aliança.

Quando uma companhia aérea não faz parte de uma aliança, ela provavelmente faz parte de alguma parceria aérea, como a Azul: quem é Diamante na Azul pode usufruir das salas VIP da United, o mesmo para quem é Gold na United.

O pulo do gato é que, as vezes, você consegue acesso a sala VIP comprando um voo de categoria econômica premium. Nessa opção você paga bem pouco a mais que uma econômica e pode conseguir alguns benefícios.

3. Através dos programas de acesso às salas VIPs (acessar as salas VIP)

Foto: passagens imperdíveis

Existem diferentes programas que funcionam através do pagamento de anuidades que dão aos seus clientes diferentes maneiras de acessar as salas VIPs nos aeroportos. De acordo com eles, você pode ter um número de acessos gratuitos ao longo do ano. Os acessos excedentes são pagos à parte.

Os programas mais famosos são Priority Pass e Lounge Key, mas existe também o Dragon Pass que é maior e mais presente nos aeroportos da Ásia.

Aliás, é através do Lounge Key que portadores dos cartões Mastercard Black e Visa Infinity têm acesso às salas VIP.  O que um portador do Black ou Infinity tem, na verdade, é a isenção da anuidade do Lounge Key.

A principal diferença entre o Lounge Key e o Priority Pass é que, o Priority Pass possui quase o dobro de salas VIP disponíveis em seu catálogo.

Se você não quer, ou não pode arcar com os custos de um cartão Black, e realiza muitos voos, pense na opção de se associar diretamente ao Priority Pass. Dessa forma, você tem o mesmo benefício de acessar as salas VIPs nos aeroportos sem ter que arcar com a anuidade de um cartão Black.

Aprenda a viajar mais com milhas aéreas de maneira prática e rápida, clique aqui

4. Através do pagamento para ter acesso sob demanda (quando possível)

Sala-VIP-POA

Nem sempre fazer isso é possível, mas algumas salas VIPs permitem que qualquer passageiro tenha acesso a elas, mediante pagamento de uma taxa de entrada. Essa taxa muitas vezes é como um “day use”, mas é mais comum que seja por acesso. Ou seja, se você sair, não poderá entrar novamente.

As salas VIPs Admirals Club, da American Airlines, geralmente, permitem que o cliente tenha esse acesso “day use” pagando cerca de 69 dólares.

As salas VIPs American Expresss para aqueles que são portadores do cartão The Centurion Card, geralmente, não permitem entrada paga.

Enfim, é muito importante pesquisar antes para saber se é possível ter acesso a uma determinada sala VIP, mesmo que você não se enquadre em nenhum dos perfis que mencionamos aqui neste artigo.

Conclusão (como acessar as salas VIP)

Gostou de saber um pouco mais sobre as maneiras mais comuns para acessar as salas VIPs nos aeroportos?

Aprenda a viajar mais com milhas aéreas de maneira prática e rápida, clique aqui

Leia também: