chapada-diamantina

Chapada Diamantina: nosso roteiro de 7 dias!

Fizemos uma road trip de 7 dias na Chapada Diamantina e nesse post vou compartilhar nosso roteiro e todas as dicas com vocês!

Subir morros, andar quilômetros de distância pra ver a cachoeira perfeita, rapel, e tantas outras coisas foram os motivos que nos levaram a querer conhecer a linda Chapada Diamantina! Aproveite pra ler nosso post daCosta do sauipe!

Então, arruma a mochila, acende a lanterna e simbora explorar o que tem nesse lugar tão especial.

Não esqueça:

ROTEIRO

Fizemos uma vigem de 7 dias, então vamos seguir o seguinte roteiro:

• Dia 1 – Translado até Lençóis
  • 2° dia – Gruta do Lapão e Poço do Diabo
  • Dia 3 – Gruta da Lapa Doce + Pratinha + Gruta Azul + Morro do Pai Inácio
  • 4° dia – Cachoeira do mosquito + Poço Azul + Garimpo em Igatu + onde ficar em Igatu
  • Dia 5 – Cachoeira do buracão + onde ficar em Ibicoara
  • 6° dia – Cachoeira da fumacinha
  • Dia 7 – Retorno e Costa do Sauípe

DIA 1 na Chapada Diamantina

TRANSLADO ATÉ LENÇÓIS

O Parque Nacional da Chapada Diamantina se localiza na Bahia a 430 quilômetros de Salvador. As opções para translado são:

1- Pegar um voo direito para Lençóis (cidade ao norte da chapada diamantina), porém é necessário checar quais dias esse voo estará operando e, até o momento em que escrevo esse post, você só conseguira pela companhia AZUL, a única que voa pra Lençóis, ou;

2- Saindo de Salvador, alugar um carro e cair na estrada!

Seguros Promo

Nós escolhemos a segunda opção, já que sempre gostamos de ficar com carro próprio para curtirmos mais a viagem e fazermos os passeios com mais liberdade.

Pra facilitar a sua vida vamos deixar um link aqui embaixo para você alugar uma carro bem bacana a sua escolha. Pra aluguel de carro, clique.

Chegamos em Salvador por volta das 10 horas da manhã e separamos o resto do dia para dirigir até Lençóis. Aconselho que faça a viagem de carro sempre pela manhã e com calma, já que é um caminho desconhecido para o turista. A estrada de Salvador para Lençóis é bem complicada.

Muitos buracos, muitos caminhões, fazendo com que a viagem demore um pouco mais. Nesse dia chegamos já no fim da tarde em Lençóis e fomos direito na agência para terminarmos de combinar nossos passeios.

Depois de resolvido tudo, demos uma volta no centrinho de Lençóis. É bem pequenininho, mas tem várias opções de restaurantes.

Os preços não são dos mais baratos mas a comida é do tipo caseira, com o tempero baiano, bem saborosa. Depois do jantar, fomos para pousada Casa da Geleia (onde ficar na chapada diamantina).

DIA 2 na Chapada Diamantina

Gruta do Lapão

Dia seguinte e acormos bem cedinho. Tomamos um café da manhã maravilhoso na pousada! Eles oferecem várias opções de geleia caseira,razão do nome da pousada,

e o ambiente do café é uma delicia, super arborizado com passarinhos cantando o tempo todo. Você pode saber mais sobre o lugar nesse post que fizemos sobre a pousada (onde ficar na Chapada Diamantina). Para fazer sua reserva Clique Aqui

Após o café partimos para o rapel na Gruta do Lapão. Os guias (os da foto aí em cima, Eduardo e Formiga, nessa ordem) aguardavam a gente na frente da agência. De lá, fomos de carro até o início da trilha.

Se você não tiver alugado um carro, a agência deve oferece um  transfer para os destinos. No nosso caso, os guias foram de carro com a gente.

A trilha é tranquila, sem subias cansativas e escaladas, acredito que uns 4km. Importante lembrar a necessidade de levar água, boné, de colocar uma roupa UV.

Tudo isso pra  você evitar de evaporar antes do passeio terminar, porque o sol maltrata! rs.

Esse suco de laranja nós compramos na pousada mesmo, lá eles vendem lanches para os passeios e custava algo em torno de R$10,00

chapada-diamantina

Quando chegamos lá, finalmente O RAPEL. É um misto de prazer e medo, de ruim com bom. Algo inexplicável. O ínício do rapel é só alegria, mas conforme você vai descendo e vai tendo que confiar sua segurança à cordas e cadeirinhas, cara…

Depois que você desceu, aí sim! Um visual incrível e uma experiência ímpar que repetiríamos com toda certeza. Foi nossa primeira vez, mas tirando o nervosismo inicial e a dose extra de adrenalina, ficamos de boa, os guias passavam muita segurança . O valor foi de R$ 370,00 para o casal e valeu super a pena.

Poço do Diabo

chapada-diamantina-poco-do-diabo
Poço do Diabo @viajareumprazer

Votamos do rapel, almoçamos no centro de Lençóis e partimos para nosso passeio da tarde. Agora em direção ao Poço do Diabo, uma cachoeira bem bonita e super perto.

A trilha é um tal de sobe e desce, andando em cima de pedras que já contam como atividade física do dia,rs!

Apesar da dificuldade, que não chega a ser tanta, o visual da cachoeira é recompensador! No trajeto você passa por várias quedas d’água, mas a última queda que é o poço do Diabo.

chapada-diamantina-poco-do-diabo
A caminho do Poço do Diabo @viajareumprazer

Na verdade, no lugar desse título aí em cima deveria estar Cachoeira da Fumaça, mas, infelizmente, ela estava seca e não pudemos fazer.

O pessoal da agência sugeriu que fizéssemos o Poço do Diabo, porque era um passeio free e não precisaríamos de guia.

DIA 3 na Chapada Diamantina

Gruta da Lapa Doce

chapada-diamantina-gruta-da-lapa-doce
Gruta da lapa Doce @viajareumprazer

Pela manhã encontramos com nosso guia. Contratamos um guia para nos acompanhar porque paramos muito pra fotos e vídeos.

Ir com um grupo poderia atrapalhar nossas paradas ou penalizar o grupo que, talvez, não gostasse de esperar. Assim partimos para a Gruta do Lapão.

A entrada da gruta fica numa fazenda privada que disponibiliza EPI (Equipamentos de Proteção Individual ), lanternas e guias experientes para nos acompanhar dentro da gruta, por isso a necessidade de outro guia.

chapada-diamantina-gruta-da-lapa-doce
A caminho da Gruta Da Lapa Doce @viajareumprazer

Por sorte, não havia nenhum grupo de pessoas aguardando esse passeio e pudemos ficar com um guia só pra gente, pelo mesmo preço (Uma viagem plena as vezes requer um pouquinho de sorte).

A gruta é linda! Eu achei que fosse ficar nervosa, um pouco claustrofóbica, mas foi tudo perfeito!

O teto da gruta é bem alto e o guia vai te mostrando a beleza dos salões, aqueles que você consegue iluminar, e você nem pensa que está dentro de uma! Almoçamos nessa fazenda mesmo.

Comida super saborosa, variada e com um preço acessível (buffet livre). O passeio dura uns 30 minutos, é bem tranquilo e custa R$ 20,00 por pessoa.

gruta-da-lapa-doce

Pratinha

pratinha-chapada-diamantina
Pratinha @viajareumprazer

Saindo da Gruta da Lapa Doce, lá fomos nós com nosso guia inicial para a fazenda da Pratinha. Gente, para tudo! Esse lugar é o céu!

O passeio que eles oferecem é pra conhecer uma caverna formada com o rio. O guia vai a frente, recebemos colete e pé de pato e entramos na caverna!

Chega um momento que fica tudo escurão! Os morcegos ficam voando e é muito legal! O trajeto é bem curtinho, então até os que têm medo de escuro ou de lugar fechado, recomendo que façam porque é bem rápido e a experiência é única!

Ao sair da caverna você é recebido por uma água maravilhosamente cristalina e muitos peixinhos lindos, onde você pode ficar curtindo e tirando fotos.

pratinha-chapada-diamantina

O  valor é de R$ 20,00 por pessoa para entrar na fazenda. O local também oferece tirolesa e aluguel de caiaques, tudo à parte.

Gruta Azul

gruta-azul-chapada-diamantina
Linda Gruta Azul na Chapada Diamantina @viajareumprazer

Sem parar nem um momento, seguimos para a Gruta Azul (fica super perto, é só andar um pouquinho). Essa não é possível o banho, é apenas para contemplação.

O lugar é lindo e quando o feixe de luz incide na água da gruta fica ainda mais lindo! Veja com agência o melhor horário para a visitação para ver a gruta com o feixe de luz solar, é a cereja do bolo.

Morro do Pai Inácio

morro-pai-inacio-chapada-diamantina
Morro do Pai Inácio @viajareumprazer

Por último, mas não menos importante ( Não mesmo! ), foi fechar o dia no imponente Morro do pai Inácio! A subida é um pouco cansativa mas os grupos vão pausando pra descansar.

Lá de cima você curte um espetáculo de pôr do sol que é personalizado, cada vez que você sobe pode contemplar um pôr do sol diferente.

O nosso foi maravilho, de acordo com o guia, um dos mais bonitos que até mesmo ele tinha visto. Aceitamos o presente e tiramos muitas fotos. O valor da entrada é R$ 5,00 por pessoa.

morro-pai-inacio
Morro do Pai Inácio @viajareumprazer

DIA 4 na Chapada Diamantina

Cachoeira do Mosquito

cachoeira-do-mosquito
Cachoeira do Mosquito @viajareumprazer

Pela manhã fizemos a trilha até a cachoeira do mosquito. Esse nome vem dos diamantes menores que ali eram encontrados na época do garimpo, por serem tão pequenos, recebiam o nome de mosquito.

A trilha é considerada curta, mas é uma sequência de degraus para descer que podem exigir um pouco mais do seu joelho e músculos. Lembrem-se sempre de se aquecerem e alongar bem antes de iniciar a aventura, a fim de evitar alguma lesão.

chapada-diamantina

Quando fomos era uma época mais seca e, por isso, conseguimos nos aproximar mais das cachoeiras que visitamos. A do mosquito é uma coisa linda e é inacreditável estar perto de algo tão grandioso assim.

Poço Azul

chapada-diamantina-poco-azul

A tarde partimos para o Poço Azul. Esse já é permitido o banho e, preciso te dizer que o lugar é lindo de viver! Veja o horário de incidência do raio solar, ponha o colete, caia na água e garanta aquela foto de cinema! A profundidade do poço é de 20 a 60 metros e, pela transparência da água, você vê o fundo! É espetacular!

chapada-diamantina

Até agora todos os passeios que falamos aqui foram feitos no Norte da Chapada, nas redondezas de Lençóis. Depois de lavar a alma no Poço Azul, seguimos para o Sul, para um lugar chamado Igatu.

Ainda no Poço Azul, conhecemos um guia que trabalha por lá e estava seguindo para Igatu, então fomos para lá em sua companhia, seguindo seu carro.

Foi perfeito! Ele conhecia um atalho atravessando um rio (tenso atravessar um rio com um Gol alugado, mas tudo bem,rs!) e isso nos fez ganhar tempo.

Igatu e o garimpo

Igatu @viajareumprazer

Enfim Chegamos a Igatu. A mais ou menos 100km de Lençóis, é uma cidadezinha que tem menos de 400 habitantes. Isso mesmo, 400 habitantes! Imagina que tranquilidade de lugar…

Assim que chegamos lá o nosso “guia por acaso” aproveitou para nos apresentar um passeio em uma antiga caverna de garimpo.

No auge do Garimpo, Igatu chegou a ter mais 10 mil habitantes, de acordo com a história dos locais, mas hoje em dia, como não há mais diamantes por lá, a galera foi embora.

igatu-chapada-diamantina

A caverna é show, um pouco estreita e cheia de historia! A pessoa que nos guiou e contou a história foi um garimpeiro das antigas.

Igatu @viajareumprazer

Depois da aula de história, aproveitamos para tirar foto na igrejinha de São Benedito e também em um tipo um “memorial” do garimpo (Galeria Arte & Memória). Conhecemos todo o vilarejo e quase todas as pessoas,rs!

Jantamos no restaurante do Nio e ficamos  hospedados na pousada  maravilhosa Flor de Açucena, que garantimos ser um ótimo lugar para ficar.

igatu-chapada-diamantina
Igrejinha de São Benedito em Igatu @viajareumprazer

DIA 5 na Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão

cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina

Quando saímos de Igatu em direção a Ibiocoara, aproveitamos para parar em Andaraí e sacar dinheiro e comprar outro tênis para o Rodrigo,rs! Aqui cabem duas dicas:

1- Compre roupas adequadas para ir para Chapada. Uma boa bota trekking e roupas UV te ajudarão bastante. =)

2- Saque uma quantidade confortável de dinheiro. Alguns lugares ficam tão distantes que você vai precisar ter dinheiro em mãos porque não vai encontrar agência por perto. Aproveitamos o pitstop e ainda fizemos algumas fotos.

Paradinha pra fotos em Ibicoara @viajareumprazer

Então pegamos a estrada mai uma vez e, 100km depois, chegamos a Ibicoara, uma cidade bem ao sul do Parque Nacional para fazermos a cachoeira do buracão e da Fumacinha.

A trilha do Buracão já é média, com alguns momentos de subidas e descidas em um percurso que dura em torno de 1 hora, a depender do seu ritmo.

Assim que você chega, ainda é preciso mais um pouco para ver a queda d’água. Pra chegar até lá você pode ir pela água ( e lá tem coletes disponíveis) ou ir andando pelos paredões.

cachoeira-do-buracao

Nós fomos pelos paredões! Quando chegamos de frente para o buracão, onde se encontra a cachoeira, UAU! O visual é de tirar o fôlego.

Não conseguimos ficar de fora e entramos na água também. O valor do passeio custa em torno de R$30,00 por pessoa.

Esse dia passamos a noite na pousada Flor de Lótus e super indicamos! Um lugar super tranquilo, cercado de belas paisagens e que possui um estrutura ótima, com salão de jogos e até parquinho pra criançada. Se interessar você pode fazer sua reservar lá (onde ficar em Ibicoara).

DIA 6 na Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumacinha

Cachoeira da fumacinha @viajareumprazer

A trilha é a mais pesada que nós fizemos e tem em torno de 20km ida e volta. Existem momentos de leves escaladas, além da trilha ser praticamente toda no leito de um rio, contando com aquelas subidas e descidas em pedras que deixam o joelho bem acabadinho rs

Importante lembrar de levar bastante água e pouca coisa na mochila, pra que não fique muito pesada. Basicamente o que levamos foi água, lanche e uma câmera, de preferência uma Gopro ou semelhante.

Leve também uma sacolinha plástica pra recolher o seu lixo e ajudar a preservar o lugar.

Durante o percurso fizemos umas três paradas, duas delas em lugares que podemos nos banhar. A água é muuuuito gelada, mas turista não liga pra essas coisas, então…

Não estávamos acostumados a fazer trilhas distantes assim. tropeçamos, batemos a cabeça em galhos,rs! Mas como todos falam, o visual é de enlouquecer!

Realmente ela é linda, deslumbrante e alucinante! Nosso guia foi o Paulo (super conhecido em Ibicoara), um excelente profissional e ajudou muito na trilha toda,

inclusive com conhecimentos básicos de escalada para a gente fazer a foto tão famosa em cima da pedra. Na volta da trilha tivemos um caldo de cana como prêmio. Foi tudo muito bom!

cachoeira-da-fumacinha
Caldinho de Cana no Final.

Voltamos para a pousada Flor de Lótus por volta das 18h e jantamos por lá mesmo. O jantar é maravilhoso e já estava pronto quando voltamos (tínhamos deixado encomendado para o retorno). Fomos dormir bem cedo nesse dia, estávamos acabados,rs!

chapada-diamantina

DIA 7 na Chapada Diamantina

Retorno e Costa do Sauípe

O sétimo dia foi o nosso retorno para Salvador. Deixamos reservados dois dias para descansar na Costa do Sauípe (roteiro de 2 dias na Costa do Sauipe)

foi a primeira vez que deixamos alguns dias para descansar, em geral, aventuramos todos os dias das nossas férias,rs! O resultado foi muito bom, mas a gente conta pra você em um outro post.

Apesar de ter sido uma viagem super completa, a Chapada Diamantina é gigante, e vou deixar pra vocês mais dicas aqui embaixo.

O que não fizemos, mas você pode fazer na Chapada Diamantina

Gruta da Torrinha

Google Imagens/Pinterest

A Gruta  Torrinha fica próximo a Araraquara, dentro de uma propriedade particular. No percurso você encontra pinturas rupestres, canudos de cristais e diversos espeleotemas. O tempo médio da caminhada é de 1 a 2 horas.

Poço Encantado

Imagem: www.melhoresdestinos.com.br

O poço encantado é bem parecido com o poço azul, porém não é permitido banho. É um lugar muito procurado pelos turistas pelas suas águas cristalinas.

Também é importante pesquisar com a sua agência qual o melhor horário para visitação, já que com a incidência dos raios solares o poço fica ainda mais encantador.

Marimbus

Imagem: www.marimbus.com.br

Marimbus, também chamado de mini pantanal, localiza-se entre Lençóis e Andaraí. É o local onde se encontram os maiores peixes da região, além de capivaras.

O passeio consiste em uma travessia de aproximadamente 1:30h até a foz do rio Roncador. Lá é servido um almoço caseiro e é possível tomar banho nas piscinas naturais do rio.

Trekking no Vale do Pati

Imagem: www.maldeaventuras.com

O Trekking no Vale Pati é conhecido como um dos trekking’s mais bonitos do país. Os percursos variam de 2 a 6 dias acampados no Vale.

O roteiro é uma travessia saindo do Guiné, passando pelo Gerais do Rio Preto, Mirante do Pati, Igrejinha, Cachoeira dos Funis, Castelo, Cachoeirão por Cima, Fenda da Prefeitura, Cachoeira do Degrau,

Cachoeira do Calixto, Cachoeirão por Baixo e finalizando em Andaraí, seguimos de carro até Poço Azul para banho e almoço e retorno para Lençóis.

Cachoeira da Fumaça

Imagem: www.trilhandomontanhas.com

A Cachoeira da Fumaça é uma das principais atrações da Chapada Diamantina, sua queda tem 385 metros! A caminhada dura em torno de 1 hora e é importante ver a melhor época para visitação, pra que não pegue o período em que a cachoeira esteja seca, como nós pegamos. =/

Trilha da Cachoeira Das Três Barras e Cristais (Mucugê)

Imagem: www.igatuescalada.com

Apesar de as cachoeiras estarem contidas nos limites do município de Andaraí, o acesso com o trecho de carro mais curto é realizado a partir de Mucugê, a 11km do centro histórico.

A Trilha da Cachoeira das Três Barras possui 5 km. O poço é enorme e muito bonito.

De lá o percurso continua até a cachoeira dos cristais, a escadaria de mais de 90 metros dessa cachoeira surpreende os turistas que passam por lá, mas o poço não é tão aconselhado para banho como na cachoeira das três barras.

Cemitério Bizantino (Mucugê)

Imagem: www.gazetadopovo.com.br

Criado na época do garimpo Ele foi erguido em função de uma forte epidemia de cólera que assolava a Bahia, na época de 1847. Por estar em um lugar tão bonito acabou virando atração para os menos medrosos! =)

Bom, nosso t vai ficando por aqui. Esperamos que você tenha adorado o passeio pela Chapada e queremos que você possa provar disso tudo também, não vai se arrepender.

Se a gente deixou de falar alguma coisa aqui, por favor nos avise nos comentários, além de adorarmos lê-los vai ser um prazer trocar experiências.

Conhece alguém que tá pensando em ir pra Chapada? Compartilha esse post guia que eu acho que vai ajudar!

Obrigada por ter lido até aqui! Espero que tenha aproveitado nossas dicas! Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e aproveite para conhecer nosso canal! Boa Viagem!