o-que-fazer-em-gravata

O que fazer em Gravatá: o lugar do melhor São João do Brasil!

Nesse guia completo sobre Gravatá-Pernambuco, o lugar do melhor São João do nosso país, você vai saber tudo o que fazer em Gravatá e os eventos da cidade como Festival de Jazz e Natal Luz!

Gravatá Pernambuco tem muita história e é um destino super indicado pra quem quer relaxar e pegar um climinha mais fresco.

Nesse artigo vou te dar dicas dos melhores passeios, hotéis o MELHOR SÃO JOÃO DO PAÍS entre outras dicas! Continue com a gente!

Mais dicas? Leia também…

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Não esqueça:

ROTEIRO

  • Sobre Gravatá
  • Como chegar
  • O que fazer em Gravatá (8 passeios)
  • O São João em Gravatá
  • Onde ficar em Gravatá
  • Eventos em Gravatá

Sobre Gravata

centro-historico-de-gravata
Foto: prefeituradegravata

Está localizado a 84 km de Recife e sua história começa em 1808, na fazendo de José Justino Carreiro Miranda. Gravatá funcionava como hospedagem para as pessoas que iam comercializar o açúcar e carne em embarcações.

A navegação pelo rio Ipojuca era muito difícil, então os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas e uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá.

Palavra derivada do tupi Karawatã (“mato que fura”), por conta da predominância de uma planta também chamada gravatá.

Em 1884, a sede do município foi elevada à categoria de cidade, porém sua emancipação política só veio a ocorrer após a Proclamação da República, quando a cidade adquiriu sua autonomia municipal e elegeu o seu primeiro prefeito.

Com a inauguração da Ferrovia Great Western Railways, a cidade foi desenvolvendo sua vocação para o turismo.

O clima é semiárido e tem influência de chuvas orográficas. A temperatura média é de 22 °C, com mínimas de 15 °C nos meses mais frios e nos mais quente as temperaturas máximas podem chegar próximas de 30 °C.

A maior precipitação ocorre entre os meses de março e julho. Se esse destino é de seu interesse, nesse post nós vamos te ajudar a responder todas as perguntas e ainda fornecer dicas para sua viagem ser tão especial quanto a nossa. Continue lendo até o final.

Como chegar em Gravatá

É possível chegar em Gravatá Pernambuco de carro, ônibus ou avião. De carro o acesso é feito via BR-232. Na rodoviária do Recife é possível pegar um ônibus até a rodoviária de Gravatá.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Recife a 90km de Gravatá (1:30h em média de carro).


Seguros Promo

O que fazer em Gravatá

1. Centro Histórico

centro-historico-de-gravata
Foto: prefeituradegravata

Lugares para passear e conhecer no centro histórico da cidade

  • Estação do artesão: presente em um prédio histórico e bonito e com uma grande variedade de artesanato.
  • Casa da cultura: era uma antiga cadeia pública, mas em 1985 tornou-se a casa da cultura. Recentemente, em 2002 começou a funcionar como Memorial de Gravatá, possui um rico acervo de documentos, fotografias, móveis e objetos que registram a história da cidade.
  • Museu de gravata: apresenta um pouco da história da cidade e nacional. Local onde foi morto o Ten Cleto Campello, no movimento Tenentista Brasileiro da Coluna Prestes. Valor R$ 10,00

2. Alto do Cruzeiro

alto-do-cruzeiro-gravata
Foto: prefeituradegravata

Situado no centro da cidade, no Alto do Cruzeiro se encontra a Capela do Cristo Rei e a estátua do Cristo Redentor, inaugurada no 1 de janeiro de 1900.

Seu acesso pode ser de carro, ou pelos 365 degraus da Escada da Felicidade. A vista lá de cima é muito bonita e te permite uma visão panorâmica de toda a cidade de Gravatá.

A dica é apreciar o pôr do sol de lá, além de desfrutar da gastronomia do local.

3. Visitar as reservas ecológicas, karawa tã, reserva ambiental, floresta do jussara e serra do contente

parque-Karawa tã
Foto: pernambucoemfoco

Gravatá possui três reservas ecológicas:

  • Karawa tã (na região do agreste)
  • Serra do Contente (5 km do centro)
  • Reserva Ambiental Florestas do Jussara (15 Km do centro)

Karawa tã significa ‘a vegetação nativa de Gravatá’, em tupi-guarani. A região agora possui um grande espaço de atividades ao ar livre, para quem quer ensinar e aprender num lugar agradável ou curtir atrações com muita emoção.

No site você encontra o valor dos ingressos de cada atração e maiores informações.

A Serra do Contente é uma reserva florestal de 900 hectares, protegida por uma muralha natural de pedras nativas de dois quilômetros de extensão.

serra-do-contente
Foto prefeituradegravata

Lá dentro é possível fazer trilhas com guia (valor em média R$ 30,00 por pessoa) e tomar banho de cachoeiras e se aventurar em esportes radicais. Veja esse passeio na sua pousada.

A floresta vem sendo usada como um projeto que objetiva a restauração da biodiversidade juntamente com a colheita de produtos que ofereçam retorno financeiro ao produtor, sem afetar o processo de restauração vegetal.

Use nosso cupom EUMPRAZER e ganhe 10% off

4. Cachoeira da Palmeira

Cachoeira-da-Palmeira-gravata
Foto toemgravata

A 17km do centro da cidade, no Sítio das Palmeiras, a cachoeira é encontrada. Ela é composta por bicas, piscinas naturais e três quedas de água cristalina. O ambiente é propício para banho, descanso e bastante fotografia.

A vegetação de predominância é a da Mata Atlântica, possui ainda afloramentos rochosos e um pequeno dique de pedras que represam as águas do Uruçu-Mirim. Para acessar ao local é preciso pagar uma taxa.

A cachoeira de água doce, tem cerca de 20 metros de altura e 7 metros de largura. Foi desenvolvida em local de prática do Ecoturismo, com base na conservação do meio ambiente.

Veja com a sua pousada a melhor maneira de chegar, pois não há coordenadas no waze. Passeio grátis!

Alguns atrativos turísticos:

  • Capela de São Miguel
  • Eólica Gravatá (panorâmico)
  • São Severino de Gravatá (plantio de flores e orgânicos, Cachoeira da Palmeira)

5. Cachoeira do Tio

cachoeira-do-tio-gravata

Localizada no Sítio do Tio, também conhecida como Cachoeira do Escondido, fica localizada a 19 km do centro de Gravatá e tem uma entrada sinalizada.

É uma queda d’ água de, aproximadamente, 27 metros de altura. Ali é possível praticar o turismo aventura, por meio de trilhas (de dificuldade moderada para pessoas com boa atitude física) e cascading. O local ainda possui taxa de Preservação Ambiental.

Leia também…

6. Pedra Branca

Localizada no Sítio Pedra Branca, a 3,5 km do centro da cidade, na estrada da barragem, próximo ao Sítio de Dona Nadir, a Pedra Branca é assim conhecida por sua encosta esbranquiçada, é um afloramento rochoso de, aproximadamente, 75 metros de altura.

É ótimo para praticar esportes radicais, como montanhismo, rapel e a escalada, assim como, também, o ecoturismo. O legal é que lá é permitido acampar e essa pode ser uma experiência bem fora do comum para tentar.

A Pedra Branca oferece uma vista panorâmica da região da chapada Borborema mostrando a cadeia montanhosa e rica em variedade do Brejo de Altitude.

7. Banho do Açude Valença

O banho do Açude Valença fica próximo ao Sítio de D. Nadir, a 12 Km da cidade. É um banho com água da fonte mineral.

8. Banho de Amaraji

O banho de Amaraji fica na Zona rural, na entrada de Amaraji. É um banho feito na atual barragem que abastece a cidade, composta por vários olhos d’água.

9. Pedra Vermelha

Está localizada no Distrito de Valentim, a 8 km do centro da cidade. Acesso difícil nos últimos 500m.

Localizada no semiárido, apresenta resquício dos primeiros habitantes de Gravatá: os índios carapotós e tapuias. Sendo assim, nas pedras e grutas são encontrados muitos desenhos rupestres.

A visita a Pedra Vermelha é uma verdadeira viagem arqueológica, é possível observar a formação da região do agreste com seus répteis e animais típicos.

10. Serra das Cãibras

Está localizada no Sítio Valentim, a 8 km do centro da cidade. Local ideal para passeios de bicicleta, com um mirante de onde se tem a visão das cidades circunvizinhas: Cumaru, Passira, Limoeiro, João Alfredo, Serra Negra (Bezerros).

11. Serra da Estrela

Atrás do Mirante do Cruzeiro, a 40 minutos do centro da cidade, a Serra da Estrela possui vista panorâmica de grande parte da cidade de Gravatá, além da Serra Negra (município de Bezerros) e da cidade de Chã-Grande.

12. Serra do Maroto

O acesso é via Local da BR 232, sentido Norte. A Serra do Maroto é uma serra pequena com direção ao norte de Gravatá, com uma bela vista da cidade e o ponto de visitação é a Praça da Antena.

Use nosso cupom EUMPRAZER e ganhe 10% off

Turismo Gastronômico: onde comer em Gravatá

Nada como deliciar sua viagem com o melhor da culinária local de Gravatá Pernambuco.

A seleção de restaurante que nós fizemos é para agradar tanto as pessoas que desejam ter uma experiência gastronômica mais sofisticada quanto aquelas que não têm essa urgência crescente e gostam mais de ambientes rústicos ou bem simples.

Se você tem esse fascínio por comida boa (assim como a gente), leia com atenção essa lista e separe o que mais te agradar.

1. La Fondue Unique

la-foundue-gravata

Localizado na avenida Cicero Batista de Oliveira Km 74-81. O restaurante serve comida suíça e europeia. O local é agradável com música ao vivo e bom repertório, tudo no volume adequado para não perturbar os clientes.

Bom atendimento e comida deliciosa. Horário de funcionamento. Quinta – Domingo: 18:00 – 02:00

2. Bodega do Véio

bodega-do-veio

Situado na praça da paroquia matriz de Serra Negra, em Bezerros, possui um ambiente bastante agradável e atendimento muito bom.

O petisco é de qualidade e tem uma grande variedade de cachaças. Bar com música ao vivo (forró) a noite e decoração típica de “bodega de interior”.

3. Cafeteria Gravatá

Ambiente agradável, com cardápio diversificado que oferece várias delícias como: café de diferentes tipos, chocolate quente, tortas e bolos, salgados e caldos.

Atendimento muito satisfatório e como está localizado em um plano mais alto da rua, é ótimo para observar o movimento da cidade enquanto degusta algo.

 4. Café João e Maria

cafe-joao-maria

O café João e Maria fica na rua Duarte Coelho. A decoração é charmosa e muito aconchegante, é ideal para aproveitar um fim de tarde na rua principal do Polo Moveleiro.

Principalmente, para aqueles que amam ler. O ambiente é propício para levar um livro como companhia. A dica aqui é provar o crepe de cartola que é o melhor da região.

5. Charque da Dona Neuza

charque-da-dona-neuza

Na rua Vicente Soares da Silva, 78, Portal de Paraty, o Charque da Dona Neuza é um lugar agradável, com belo atendimento, decoração linda e comida muito saborosa.

Ambiente simples e bem próximo ao centro do artesanato. Possui um cardápio regional e variado, o charque é seu carro chefe, com porções são generosas.

Mais dicas? Leia também…

6. Antonieta

antonieta

Na avenida Cicero Batista de Oliveira,1969, Pnt Negra, o restaurante se destaca pelo serviço de primeira e comida italiana de ótima qualidade.

O ambiente consta com um piano e música ao vivo, o espaço é muito agradável, vale a pena conhecer.

Seu horário de funcionamento é:  Domingo – Quarta: 17:00 – 22:00, Domingo – Sábado: 11:00 – 14:00, Quinta: 17:00 – 23:00. Sexta – Sábado: 17:00 – 23:45

 7. Taverna Suíça

taverna-suica

Localizada na BR 232, Km 78, a Taverna Suíça serve comida suíça, europeia e wine bar. É um restaurante bem tradicional e seu carro chefe é fondue de carne e queijo. Os pratos são muito bem servidos, possui uma carta espetacular de vinhos e o atendimento é ótimo.

Todas as noites tem música em um piano original!

Use nosso cupom EUMPRAZER  e ganhe 10%off

O Melhor SÃO JOÃO do país!

sao-joao-gravata
Foto jc.ne

O São João é a uma festa característica do povo nordestino, a mais aguardada e maior quadrilha do Brasil. Costuma contar com muito forró, feira de artesanato, barracas de comidas típicas e brincadeiras juninas.

Além de apresentações das tradicionais quadrilhas com teatro, música, coreografia e beleza nos figurinos.

Com uma programação diversificada que acontece a cada semana durante todo o mês de junho, uma estrutura montada nos bairros e distritos, que são responsáveis por unir moradores para desfrutar do São João em comunidade.

A iniciativa teve início no ano de 1996 e seu objetivo era trazer uma festa junina tradicional, com elementos culturais da região, como bacamarteiros, coco de roda, mamulengo, maracatu, casamento matuto, trio pé de serra e comidas de milho.

São João em Bezerros:

No Agreste de Pernambuco, a festividade acontece desde 2001, quando o evento passou a ser sediado no distrito de Serra Negra, que fica a 10 km do centro de Bezerros e distante 110 km da capital.

Nos últimos anos, inúmeros grupos de forró já subiram ao palco da festa, como Santanna “o Cantador”, Sirano e Sirino, Geraldinho Lins e Petrúcio Amorim.

A estrutura conta com restaurantes e barraquinhas, além do palco “principal” e o “cultural”.

Onde ficar em Gravatá

Fizemos um post exclusivo com os 6 melhores hotéis em Gravatá.

O que fazer em Gravatá: Eventos na cidade!

1. Gravatá Jazz

gravata-jazz-festival

Nova tradição em Pernambuco já chegou a sua quinta edição neste ano de 2020 e promete continuar por muitos ainda.

Gravatá Jazz Festival (GJF) foi consolidado como um dos principais festivais do gênero DO PAÍS e é, também, uma opção fora do circuito carnavalesco.

O evento conta com quatro dias de shows gratuitos de atrações locais, nacionais e internacionais, com programação exclusiva para cada ano.

2. Natal Luz

natal-luz-gravata-pe

Ocorre uma fusão de elementos típicos da região com a história do nascimento do menino Jesus, tudo ambientada no sertão pernambucano.

O espetáculo ainda conta com uma homenagem a Luiz Gonzaga. A entrada é gratuita e a apresentação acontece no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar. No site da prefeitura você encontra a programação.

Nosso post de o que fazer em Gravata PE vai chegando ao fim. Deixe nos comentários as suas dúvidas. Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!