o-que-fazer-em-roma

O que fazer em Roma: 11 melhores passeios e nosso roteiro de 4 dias!

Está com viagem marcada e ainda não sabe o que fazer em Roma? Então você chegou ao lugar certo, porque separei várias dicas incríveis de lugares pra vocês!

Quem busca uma viagem para um destino encantador e charmoso, achou o lugar ideal!

Continue lendo que compartilhei com vocês os pontos turísticos que visitamos, nosso roteiro, como alugamos uma Vespa, restaurantes, hotéis, etc. Tá cheio de dicas!

Aproveite pra ler nosso post sobre O que fazer em Lisboa e um destino super pouco explorado que conhecemos: Montserrat na Espanha!

Mais dicas? Leia também…

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!


Não esqueça:

ROTEIRO

  • Sobre Roma
  • O que visitar em Roma
  • Alugamos uma Vespa!
  • Hotéis em Roma
  • Onde comer em Roma
  • Nosso roteiro de 4 dias

Sobre Roma

o-que-fazer-em-roma

A capital Italiana é repleta de construções arquitetônicas belas, história e arte. Roma é o típico local turístico que irá te enriquecer culturalmente.

Falei até nos stories que a cada esquina que você dobra parece que vocês está num livro de história! Roma é o berço das civilizações que são estudadas até hoje nos livros de história.

Fizemos uma eurotrip de 30 dias passando por vários países (acompanhem os posts e no canal tb). E achamos Roma um dos países mais baratos e mais parecido com o Brasil.

Se você quer dicas para conhecer Roma e se divertir durante sua viagem, continue lendo! Separei algumas curiosidades e informações importantes para tornar sua viagem mais especial.


Seguros Promo

Como chegar em Roma?

city-tour-roma
A gente no City Tour em Roma

O primeiro passo para uma viagem bem-sucedida é a chegada. Do Brasil, apenas uma companhia aérea tem voos diretos para Roma, a Alitalia. Os voos partem do Rio de Janeiro e de São Paulo com destino a Roma.

Outra opção para chegar a Roma em grande estilo é de cruzeiro, que te deixará no porto de Civitavecchia de onde você poderá contratar uma excursão, sair de trem por conta própria ou alugar um meio de transporte.

Em Roma você pode alugar bicicletas ou uma Vespa (alugamos uma, falo mais abaixo!) para passear em grande estilo e aproveitar para conhecer pontos turísticos mais distantes de onde está hospedado.

Como nós já estávamos na Europa, pegamos um voo saindo de Paris para Roma, fomos de Alitália.


Seguros Promo

Use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% off!

O que fazer em Roma

Agora que você já sabe como chegar é preciso saber o que fazer em Roma. Por isso, separei 10 dicas imperdíveis de pontos para que você também se encante com Roma, como nós!

1.      Fontana de Trevi

fontana-di-trevi-o-que-fazer-em-roma

Cenário de filme, a fonte é um dos pontos mais visitados de Roma. O ideal para visitar a Fontana de Trevi é escolher um horário entre os primeiros do dia ou já no final da noite, já que o ponto é muito procurado e está sempre lotado.

Nós fomos bem cedo (umas 6:30h) e pegamos vazia, mas nem tanto, rs. Ela é linda! Tiramos nossa fotinho e fizemos o ritual de fazer um pedido e jogar sua moeda na fonte, rsrs.

Mas um cuidado é muito importante: evite levar mochilas ou muitos itens fáceis de serem furtados. A gente deixava a mochila sempre virada pra frente, mas vimos bastante policiamento por lá. Aproveite e tome um gelato nas várias sorveterias da redondeza da Fontana.

2.      Coliseu

coliseu-o-que-fazer-em-roma

O Amphiteatrum Flavium que é conhecido como Coliseu é um dos monumentos mais famosos do mundo. Símbolo do Império Romano o local teve a construção iniciada em 72 d.C.

O Coliseu foi o maior anfiteatro construído durante o império Romano, abrigando em média 80.000 pessoas e há uma estimativa de 9.000 animais mortos e 2.000 gladiadores.

coliseu-o-que-fazer-em-roma

Por ser uma atração muito famosa, a dica é adquirir o ingresso com antecedência, foi o que fizemos. Já comprei o ticket que incluía o Fórum Romano e Palatino também.  Fizemos tudo no mesmo dia, eles ficam um do ladinho do outro.

3. Fórum Romano

forum-romano-e-palatino
Foto: @viajareumprazer

Foi durante séculos o centro da vida pública Romana, local de cerimônias triunfais e de eleições, as questões políticas, econômicas, religiosas e administrativas eram resolvidas ali. O Fórum era o centro do poder romano.

Com o fim do Império, o Fórum Romano foi esquecido e soterrado e apenas no final do século XX que as escavações começaram.

forum-palatino-roma
Foto: @viajareumprazer

Uma curiosidade é que o Fórum Romano originalmente era um pântano e a área foi drenada no século VI a.C. com a Cloaca Máxima, uma das primeiras redes de esgoto do mundo.

Nós visitamos logo após sair do Coliseu, fica pertinho, dá pra ir andando. ingresso

4. Palatino

palatino-roma
Foto: @viajareumprazer

Roma foi fundada em torno de 753 a.C sobre Colinas, a mais central delas é o Monte Palatino, que fica a 40 metros de altura sobre o Fórum Romano.

Durante o período republicano, os cidadãos romanos da classe alta construíam luxuosos palácios no Monte Palatino e que você consegue ver vestígios até hoje. 

Uma curiosidade é que a mitologia romana conta que a caverna onde vivia Luperca, a loba que cuidou de Rômulo e Remo, estava no Monte Palatino. Saindo do Fórum Romano vocês já consegue visitar o Palatino (tudo a pé). ingresso

5.      Piazza Navona

Piazza-Navona-Rome

Piazza Navona é uma praça romana, que foi construída no local de um estádio conhecido como Circus Agonalis.

A praça é um famoso ponto de encontro em Roma, com 3 fontes e lindas estátuas a praça também conta com a igreja di Sant’Agnese in Agone com uma bela cúpula.

Além disso, o local abriga a sede da Embaixada do Brasil no palácio Pamphilj. E o melhor: você pode agendar uma visita guiada e totalmente gratuita. Passeios em Roma

6.      Piazza Venezia

piazza-venezia-o-que-fazer-em-roma
Foto: @viajareumprazer

Uma das mais famosas praças de Roma é a praça Venezia. Localizada no final da Avenida del Corso, a praça tem grande importância para a cidade, sendo muito visitada por turistas.

Nela você encontra túmulo de um soldado em homenagem a todos os mortos da Primeira Guerra mundial.

Além disso, pode apreciar uma das primeiras construções renascentistas que foi erguida na Itália, que é o marcante Palácio Veneza, que hoje abriga um museu e que no passado foi residência papal.

O lugar é muito bonito e vale a pena parar para se atentar aos detalhes arquitetônicos da praça e fazer belas fotos na região. A dica é ir perto do fim do dia, pois o sol fica lindoo de lá de cima! Passeios em Roma

7. Panteão

panteao-roma
Foto: @viajareumprazer

O Panteão de Roma é a obra arquitetônica mais bem conservada da Roma antiga e uma das obras-primas da arquitetura da capital italiana.

No início do século VII foi doado ao Papa Bonifácio IV e esse o transformou em uma igreja até hoje. Em seu estão as tumbas de diversos reis da Itália e diversas obras de arte, como o o pintor e arquiteto renascentista Rafael.

Entrada grátis! De segunda a sábado: das 8:30 às 19:30 horas. (Último acesso às 19:15 horas). Domingos: das 9:00 às 18:00 horas. (Último acesso às 17:45 horas). Dia 1º de maio (Feriado nacional): das 9:00 às 18:00 horas. (Último acesso às 17:45 horas). Passeios em Roma

8.      Catacumbas de São Calisto

catacumbas-de-sao-calixto

Se você pensa em pular essa visita por medo, saiba que não há nada de supersticioso no passeio. As catacumbas são cemitérios subterrâneos que formam túneis e galerias em quatro níveis.

O lugar é interessante e tem mais de 20 metros de profundidade, abriga os túmulos de 16 papas e vários outros nomes relevantes.

Para visitar, é preciso pagar uma média de 8 euros e 5 euros para crianças, o site oficial se encontra em manutenção, mas é interessante comprar seu ingresso antecipadamente.

Uma dica importante é para ir bem agasalhado, porque nas catacumbas o frio tende a ser bem intenso devido a profundidade do local. A visita guiada dura em média 40 minutos. Passeios em Roma

9.      Praça do Capitólio

plaza-campidoglio-roma

A Piazza del Campidoglio tem projeto arquitetônico assinado por Michelangelo. No centro da praça em um belo pedestal o visitante avista a cópia da estátua em bronze de Marco Aurélio.

Na praça você também encontra os museus capitolino que são: Palazzo Nuovo, Palazzo dei Conservatori e atrás da estátua o Palazzo Senatorio.

Tanto a escada como as fontes na fachada da praça são de autoria de Michelangelo, sendo o típico lugar para observar cada detalhe e registrar belas fotos.

Para adquirir seus ingressos para os museus você pode acessar o site. A entrada custa cerca de 15 euros.

Vale lembrar que os museus abrigam grande quantidade de obras de arte importantes para a história, incluindo alguns dos símbolos de Roma, como a estátua da Loba alimentando os irmãos Rômulo e Remo. Passeios em Roma

10. Boca da Verdade

bocca-della-verita-roma

A Boca da Verdade é uma enorme escultura de mármore que diz a lenda que mordia a mão de quem mentia.

Ela é dedicada ao Deus do Mar representado por um rosto masculino com barba, e com os olhos, o nariz e a boca perfurados.

Diz a lenda que um marido que desconfiava de sua esposa a levou até a Boca da Verdade para comprovar sua fidelidade. A esposa reagiu fingindo um desmaio e seu amante pegou ela no colo.

Depois disso, a esposa jurou perante a Boca da Verdade que só havia estado nos braços do marido e do amante que a segurou.

Esta é apenas uma das muitas lendas que existem sobre a Boca da Verdade. Chegue cedo pois as filas pra tirar foto com a mão na Boca são enormes! Ingresso 2 euros. Passeios em Roma

11. Trastevere

Trastevere é um bairro fofo e um dos melhores para comer em Roma, fizemos um post exclusivo, clique.

Mais dicas? Leia também…


Seguros Promo

Que tal alugar uma Vespa?

vespa-italia

A vespa é uma opção charmosa e divertida de deslocamento para passear por Roma, o que torna a experiência muito mais marcante.

Pensando nisso, muitas pessoas se encorajam a alugar uma vespa (como nós!) para passear pelos pontos turísticos.

Para alugar sua vespa só é necessário ter uma carteira de motorista normal. O aluguel varia de acordo com a potência motora da Vespa. Nós pagamos 50 euros por 24h e ela consome em média 40km 1 litro.

O legal da Vespa é que o aluguel dá direito a dois passageiros usufruírem da motocicleta. A gente amou a experiência! Alugamos numa lojinha do lado do nosso airbnb, próximo a estação de Termini.

Caso não tenha habilitação, você pode alugar uma bicicleta elétrica que não requer habilitação e custa apenas 25 euros ao dia.


Seguros Promo

Use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% off 

Onde comer em Roma?

onde-comer-em-roma

Outra parte muito importante da sua viagem é saber onde comer bem, isso é muito fácil em Roma! Amamos a culinária local, massa fresca, artesanal e bons preços pra ser Europa. Não deixe de provar um gelatto italiano!

A culinária em Roma possui alta qualidade e preços relativamente acessíveis.

1. Pizzaria Emma

emma-pizzeria-roma

Com petiscos a partir de 3 euros a Pizzaria Emma é uma boa pedida na área mais central de Roma.

2. Flavio Al Velavevodetto

flavio-al-velavevodetto-roma

Para um jantar mais caprichado, opte pelo Flavio al Velavevodetto localizado em Testaccio. Você encontrará opções de pratos que custam 10 euros.

Não dá para sair de Roma sem experimentar o verdadeiro gelato italiano, praticamente em toda gelateria você vai comer bons gelatos, o sorvete em Roma é maravilhoso! Comemos um na estação de trem indo pra Veneza, incrível! Ta lá nos destaques do instagram.

3. Trattoria Da Teo

trattoria-da-teo-roma
Da Teo, Trastevere.

Se quer comer uma massa fresca em Trastevere, conheça a Trattoria da Teo que oferece pratos na média de 11 euros. Certamente você não sairá de Roma sem experimentar as delícias locais e levar saudades dos pratos.

4. Carlomenta

carlo-menta-in-trastevere

Jantamos no restaurante Carlomenta, em Trastevere. Os valores são super baratos! Pratos de 2 euros, pizzas de 3 euros, tiramisu 3 euros, tudo super saboroso! Mas chegue cedo, pois pegamos fila.

Mais dicas? Leia também…

Nosso roteiro de 4 dias (O que fazer em Roma)

Dia 1: Chegada

2° dia: City tour (falo dele lá no começo do post) com parada no Vaticano (Museus, Basílica São Pedro, só passamos na frente do Castelo Santo Angelo, tudo isso a pé), Fontana Di Trevi e Panteão.

Dia 3: aluguel de Vespa (falo acima), cedinho na Fontana de Trevi, Piazza Venezia, Coliseu, Fórum Romano, Palatino, jantar em Trastevere (dica é chegar antes do pôr do sol e ver no Monte Gianicolo).

4 dia: Ida para Veneza

Considerações finais sobre O que fazer em Roma

Agora que você já sabe como chegar, onde se hospedar, o que comer e onde visitar durante sua viagem para Roma, certamente você terá uma boa experiência.

É importante pensar nos passeios que mais combinam com o seu perfil de viajante. Lembre-se de levar calçados confortáveis porque Roma é muito mais incrível quando os passeios são feitos a pé.

Espero que com todas essas dicas sua viagem seja positivamente inesquecível! Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Leia nossas dicas e artigos do Brasil!