O que fazer no Delta do Parnaíba em 1 dia!

Nosso nordeste tem cada destino lindo né? O Delta do Parnaíba é um deles, fizemos a rota das emoções e confira o que fazer no delta do Parnaíba! 

Estávamos vindo de Jericoacoara, de uma viagem de 5 dias pelo Ceará (clique!), e seguindo até os Lençóis Maranhenses (clique!) e decidimos fazer uma pausa no Delta.

Essa nossa trip pelo nordeste durou 10 dias e estamos de carro desde Canoa Quebrada desbravando nosso litoral. Acompanhe com a gente que o post está cheio de dicas!

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!


Não esqueça:

ROTEIRO

  • Sobre o Delta do Parnaíba
  • Como chegar no Delta do Parnaíba
  • Nosso roteiro de 1 dia (O que fazer no Delta do Parnaíba)
  • Passeio de Lancha no Rio Parnaíba (Delta Canárias)
  • Revoada dos Guarás
  • O que nós não fizemos, mas você pode fazer!

Sobre o Delta do Parnaíba

O Delta está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. Ele é resultado de fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África e no Vietnã.

Seu formato visto de cima parece uma mão aberta e os dedos representam: Barra de Tutóia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba

O Delta do Parnaíba é um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas. Esse passeio também faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções.

O roteiro inclui também os Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).  Em 2009, o destino foi eleito o Melhor Roteiro Turístico do país, pelo Ministério do Turismo.

Como Chegar no Delta do Parnaíba

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Porto de Tatus. Foto: www.jujunatrip.com

Existem várias opções pra se chegar no Delta, coloque no GPS “Porto de Tatus” que de lá que saem os passeios ou, se for se hospedar, ponha o endereço do seu hotel.

Por Parnaíba, o aeroporto de Parnaíba fica em média a 20km de distância do Porto. Já pelo aeroporto de Teresina, a distância é um pouco maior, em média 350km.

Nesse caso, ou você aluga um carro ou fecha um transfer. Nós estávamos vindo por Jericoacoara, em média 230km, colocamos no GPS “Porto de Tatus” e foi bem fácil de achar.

Outra opção é vindo de Barreirinhas, no Maranhão, a 200km de distância.

Nosso Roteiro de 1 dia no Delta do Parnaíba

Passeio de lancha (delta Canárias)

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba

Como estávamos vindo de Jeri em direção à Barreirinhas, Lençóis Maranhenses, acordamos bem cedo e usamos esse dia pra conhecer o Delta.

Chegamos no Porto de Tatus por volta das 9h da manhã e já fomos abordados por vários locais vendendo o passeio de lancha.

Não vejo necessidade de fechar antes (nós não fizemos isso), e havia muitas opções de lancha no Porto. Caso você vá em um feriadão, talvez seja bom fechar com antecedência.

Como tínhamos apenas um dia, escolhemos o passeio mais tradicional do Delta, o Delta Canárias + Revoada dos Guarás.

Conhecemos dois franceses em Jeri e eles seguiram com a gente, então fechamos uma lancha nós quatro e partimos pra mais uma aventura.

Na época (setembro de 2016) a lancha  custou em média R$ 400,00 (ficou R$ 100,00 por pessoa), achamos um bom preço e ainda tivemos a exclusividade de irmos só nós 4.

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Mais uma lancha fazendo o passeio no Delta do parnaíba.

Já no início do trajeto o guia vai nos falando sobre as curiosidades da fauna e flora local. É uma paisagem super linda e emocionante, fiquei me sentindo naquelas expedições do Globo Repórter, rs!

O mais legal do passeio é que são poucos visitantes, então imagina toda a imensidão do rio, mangues, lagos, árvores só pra você!

O percurso passa pelos Igarapés dos Periquitos em direção à Ilha dos Poldros, a 2ª Foz do Delta, com uma parada para banho na divisa entre o mar e o rio.

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Uma das paradas nas lindas dunas da região @viajareumprazer

Almoço no Delta do Parnaíba

Já na Ilha das Canárias fizemos mais uma parada e almoçamos no Casa do Caboclo. O almoço é bem gostoso, tipo comida caseira à margem do Rio Parnaíba.

Aproveitamos enquanto a comida era preparada e fomos tirar foto pelo local que é lindo!

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Mirante no restaurante e pousada Casa do caboclo @viajareumprazer

O espaço também conta com uma pousada. Imagina só se hospedar no meio do Rio Parnaíba? Deve ser uma experiência maravilhosa! Para reservar clique Hotel no Delta do Parnaíba.

Foto: www.casadecaboclo.com
Após o almoço, seguimos até as lindas dunas do Morro Branco com um visual alucinante!
o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Olha que lindo! @viajareumprazer

Revoada dos Guarás

Continuamos o passeio de lancha e mais uma pausa pra falar sobre a beleza desse lugar. Passamos por espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas! QUE PASSEIO NOTA 10!

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
A caminho da revoada dos guarás @viajareumprazer

Bom, voltando… Na minha opinião, aqui chegamos no ponto alto do dia, o passeio mais lindo! A espetacular revoada dos Guarás, a parte que mais gostei. Os Guarás são aves típicas da região do Delta que se encontram em extinção.

Elas ficam vermelhas por se alimentarem do caranguejo chamado aratu, que por sua vez come as folhas do mangue, ricas em tanino, que causa essa pigmentação vermelha nas aves.

o-que-fazer-no-delta-do-parnaiba
Aguardando os guarás no fim de tarde @viajareumprazer
revoada-dos-guaras
Revoada dos guarás @viajareumprazer

Esse foi nosso cenário de fim de tarde. O guia nos leva até pertinho da ilha onde as aves se recolhem para dormir e desliga o motor da lancha pra não assustá-las.

Aí começa o show! O espetáculo é silencioso, lento, e belo! Você fica admirando o voo de dezenas deles sobre as ilhas e sobre o rio, enquanto isso o sol vai se pondo ao fundo. Nossa, fiquei emocionada de verdade! UAU! INDESCRITÍVEL!

Espetacular revoada dos guarás @viajareumprazer
Pôr do sol e a revoada dos guarás @viajareumprazer

Gente, nosso roteiro de 1 dia no Delta do Parnaíba acabou por aqui. Pegamos a estrada a noite em direção à Barreirinhas, Maranhão.

Acompanhe nossa viagem de 4 dias nos Lençóis Maranhenses (clica!). Vou deixar um vídeo pra vocês conferirem nossos 10 dias pelo nordeste.

Deixa nos comentários o que achou das nossas dicas do Delta do Parnaíba e até a próxima!

O QUE NÓS NÃO FIZEMOS, MAS VOCÊ PODE FAZER!

Vou deixar uma listinha de passeios, caso vocês tenham mais uns dias no Delta.

  • Passeio de Jipe pelas praias

Existem duas opções de passeio de jipe, uma pelo litoral oeste até a praia da Pedra do Sal e a outra pelo litoral leste com paradas para banho nas praias Atalaia, Coqueiro, Carnaubinha, Maramar e Macapá.

A praia de Atalaia é a praia mais urbana do estado e é conhecida pela noite agitada. A orla possui vários restaurantes e é uma ótima opção para aquela caminhada no fim da tarde.

Praia de atalaia, Parnaíba. Foto: www.proparnaiba.com

A Praia de Macapá, a 27 km do centro do município de Luís Correia, tem um visual bem diferente do comum. A praia tem árvores secas na areia que dão uma beleza inusitada ao local.

Foto: levenaviagem.com.br
  • Barra Grande

Barra Grande fica na cidade de Cajueiro da Praia a 400 km de Teresina. Com muito charme, a praia possui aquela calmaria e leveza. Tem um ar bem tranquilo com as ruas de areia, música ao vivo e uma galera mais jovem.

Foto: www.jornaldaparnaiba.com

Os turistas que gostam da prática de kitesurf, já podem levar seu equipamento que a praia tem ventos forte. Outra opção que você pode fazer é um passeio pelo mangue para ver a colônia de cavalos-marinhos.

A praia de Barra Grande é uma ótima opção de lugar para assistir ao sol se pôr.

  • Pedra do sal (pôr do sol)

Única praia dentro do município de Parnaíba, a Pedra do Sal é uma das melhores opções para quem curte um ambiente bucólico e rústico.

A praia conta com uma boa faixa de terra branca e fina, estrutura de lazer, bares, condições para pesca e descanso. O Farol, localizado em um belo conjunto de pedras, divide o mar agitado no lado leste das águas mansas do lado oeste.

Foto: www.a24horas.com

Ela é muito famosa pelo lindo pôr-do-sol. Ela é dividida ao meio por uma grande pedra, um lado bate mais onda, onde é próprio para a prática de esportes náuticos, e do você, encontra uns quiosques no fim de semana.

  • Centro histórico

O centro histórico é um passeio indicado para quem gosta de apreciar a arquitetura local. A Catedral Nossa Senhora da Graça e o vários prédios antigos pelas ruas de Parnaíba são opções de lugares que você pode conhecer na cidade.

Foto: patrimoniohistoricophb2014.blogspot.com
  • Casa das Rendeiras

A Casa das Rendeiras é um local pra você que gosta de apreciar as lindas rendas produzidas pelas delicadas mãos das artesãs locais. Enfeites, gargantilhas e saias são os produtos comercializados na Ilha Grande de Santa Isabel.

Foto: gshow.globo.com
  • Lago do Portinho

O lago do portinho tem uma paisagem cercada por dunas e lagoa. Alguns passeios como banana boat, lancha e caiaque fazem a alegria dos turistas. Existem também bares e restaurantes ao redor pra você.

Foto: www.proparnaiba.com

Obrigada por ter lido até aqui! Espero que tenha aproveitado nossas dicas! Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e aproveite para conhecer nosso canal! Boa Viagem!