restaurantes-em-manaus

Restaurantes em Manaus-As melhores opções!

Visitar a Amazônia é uma experiência única e que para se tornar completa, precisa de complementos, como comer nos melhores restaurantes de Manaus.

Além do passeio em Manaus (clique), nós também falamos sobre outras visitas a outros lugares incríveis, que faziam parte do nosso pacote. Você encontra esse conteúdo completo aqui no blog.

Mas, para o post de hoje, nós preparamos dicas valiosas para que sua viagem seja muito mais satisfatória, e bem aproveitada em todos os sentidos.

Afinal de contas, boa gastronomia também faz parte do sucesso de uma viagem, não é mesmo? Então, se você deseja aprender mais sobre como descobrir os restaurantes em Manaus continue lendo esse artigo até o fim. Ele foi feito para você!

Aproveite pra ler nosso post sobre Presidente Figueiredo, um local com cachoeiras belíssimas no Amazonas!

Acompanhe nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!


Não esqueça:

ROTEIRO (Restaurantes em Manaus)

  • Pratos típicos de Manaus
  • Restaurantes em Manaus

A riqueza da culinária de Manaus

Para quem não está acostumado, as comidas típicas nortistas e manauaras são um show à parte, podem até gerar muita curiosidade.

Isso ocorre, pois a maioria tem origem de frutos  da floresta amazônica, com origens indígenas. Lá, tudo é muito exótico, mas muito saboroso e rico culturalmente.

Sendo assim, comer em Manaus é mais do que um momento de ingestão de nutrientes, mas uma rica experiência cultural, tipicamente brasileira.

E, por isso, antes de falarmos mais sobre os restaurantes em Manaus, nós queremos te apresentar alguns itens da culinária nortista, só para despertar mais a sua curiosidade, olha só:

1. Pato no tucupi

pato-no-tucupi
Foto: paramais

Esse prato consiste na preparação de carne de pato, elaborada com tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca brava, e com jambu, que é uma erva típica da região. Ele costuma ser acompanhado por farinha de mandioca ou arroz branco.

2.Tacacá

restaurantes-em-manaus
Foto: tudoreceitas

Essa é uma das opções culinárias mais exóticas! O tacacá é tipo uma sopa, mas feita com um caldo frio e amarelo, que tem o nome de tucupi, como falado primeira opção de prato.

O tacacá então, é formado pelo caldo de tucupi com goma de tapioca, jambu e camarão seco. Ele é servido quente e com palitinhos, como na comida japonesa.

Nós provamos! Eu gostei, tipo uma sopa, só que com um gosto mais forte e o jambu dá uma leve ardida na boca.

3. Tucupi

tucupi
Foto: tudoreceitas

Nós já citamos o tucupi duas vezes, e isso demonstra o quanto ele é apreciado e utilizado na gastronomia regional. Mas, como ele é extraído?

O tucupi, como você já sabe, é um caldo frio e amarelo, extraído da mandioca. Ela passa pelo processo inicial de ser descascada, ralada e por fim, espremida.

Depois disso, um caldo é extraído, passando por um período de descanso para que a goma da tapioca (amido) passe a se separar do líquido através do processo de decantação.

Esse caldo é o tucupi, que é então, cozido por até 5 dias para que seja eliminado completamente o veneno contido, ou para ser mais específico ácido cianídrico.

4. Jambu

jambu
Foto: terra.com.br

O jambu, é uma erva proveniente região norte do Brasil, muito utilizada na gastronomia regional também. Sua preparação é bem simples, podendo ser cortada e refogada para ser servida, como seria feito com uma couve, por exemplo.

O diferencial do jambu, é que ele apresentar características anestésicas, deixando a boca dormente após o consumo. Nós percebemos isso!

5. Tambaqui

tambaqui
Foto: rondonia.gov

Acredite, o título de peixe mais gostoso do mundo e nós super concordamos, é incrivelmente saboroso! O tambaqui é um peixe maior, pesando até 45 quilos, e sua preparação é comum, podendo ser feito assado ou na caldeira.

Mais abaixo, falo o restaurante onde provamos ele (ah, provamos também quando fomos pra Presidente Figueiredo).

6. Pirarucu

pirarucu
Foto: acritica.com

Maior que o tambaqui, que já é um peixe bem grande, o pirarucu pode atingir até 250 kg e mais de 2 metros! Vimos ele pessoalmente e alimentamos no day tour nesse post!

Ele tem poucas espinhas, e é muito conhecido como o “bacalhau da amazônia”, por apresentar uma carne um pouco mais seca e salgada.Uma de suas mais famosas preparações é o pirarucu de casaca.

Nós comemos ele fritinho, estava maravilhoso! Comemos no nosso roteiro de 3 dias na selva amazônica (em breve post).

7. Tucumã

tucuma-manaus
Foto: noamazonaseassim

Tucumã é uma palmeira enorme, que pode atingir até 20 metros, e que oferece frutos muito utilizados na culinária nortista.

Esses frutos são praticamente feitos só de caroço, sendo necessária a abertura deles e a raspagem daquilo que é, de fato, comestível.

Ele pode ser utilizado junto com outras preparações, como arroz ou no pão, como é conhecido o x caboclinho. Provamos o X caboclinho e é tipo um sanduíche (ou pode ser tapioca também) com queijo e o tucumã misturado.

O tucumã puro não curtimos muito não, mas no x caboclinho ficou até bom, mas nada de lamber os beiços tipo o Tambaqui.

8. Banana frita

banana-frita

A banana frita é uma delícia, e encontrada em vários lugares de Manaus, como uma marca registrada mesmo. Nós comemos, e achamos uma delícia! Lá nos stories, inclusive, mostramos um pouco sobre esse momento.

Mas, se você pensa que elas são apresentadas como a banana frita que nós comemos no almoço, você está muito enganado.

Ela é mais parecida com um chips, e é vendida por ambulantes e em barraquinhas, como se fosse um biscoitinho, em sacos plásticos. Compramos 2 sacos por R$ 5,00 no sinal, rs.

A banana, ainda verde, é cortada em rodelas bem fininhas e fritas, sendo finalizadas com um salzinho para dar mais tempero.

Ela pode ser consumida como um lanche, mas também pode acompanhar almoço e janta, como fazemos com a batata palha. É uma delícia, não deixe de experimentar!

9. Tapioca

tapioca
Foto: tudoreceitas

Muito conhecida de todo o Brasil, a tapioca, ou beiju, como também pode ser conhecida, é uma iguaria obtida a partir da goma da tapioca, e tem origem indígena. Eu como diariamente, porque moramos no nordeste, acho maravilhoso!

Ela pode ser servida com muitos recheios, como:

  • Manteiga, em sua versão mais simples
  • Queijo
  • Tucumã, uma fruta típica da região

10. Guaraná

O guaraná pode até ter sua origem na região norte, mas com toda a certeza, é uma paixão nacional, além de ser muito apreciada fora do Brasil também.

Ele é, na verdade, um cipó encontrado na Amazônia, e seus frutos são utilizados para consumo, através de bebida ou pó.

O guaraná é um estimulante natural, que aumenta a resistência física e mental e diminui a fadiga, tanto psíquica quanto motora.

Em Manaus, você vai encontrar casas de guaraná, que batem o pó e o xarope com alguma fruta ou castanha.

11. Castanha da Amazônia

castanha-da-amazonia

A castanha da Amazônia é uma das mais curiosas, quando o assunto é nome. Ela é muito conhecida no Brasil inteiro, como castanha do Pará, mas ela não é do Pará apenas, mas sim de toda a região amazônica.

12. Cupuaçu

cupuaçu
Achamos um cupuaçu na trilha em Figueiredo!

O cupuaçu é uma fruta com sabor forte, muito utilizada em sucos, sorvetes, vitaminas, bombons e até com o guaraná batido.

Por ser considerado parente do cacau, ele também é muito utilizado em uma receita que tem sabor semelhante ao do chocolate, o cupulate. A gente ama! O suco é uma delícia!

Restaurantes em Manaus

Pronto! Agora, você já sabe um pouco sobre a culinária nortista e todas as maravilhas exóticas que te esperam por lá.

Mas, para aproveitar tudo isso, é preciso saber coisas importantes, como os restaurantes em Manaus, né? Então, vamos começar!

1. Tambaquí de Banda em Manaus

tambaqui-de-banda
Nosso almoço

O Tambaquí de Banda, é um restaurante que fica localizado no Largo de São Sebastião, e tem vista para o Teatro Amazonas.

Ele oferece um cardápio variado, com refeições, aperitivos e drinks, e um ambiente bastante leve e descontraído. Nós fomos nele e pedimos um prato de costela de Tambaqui: MARAVILHOSO!

restaurantes-em-manaus

Ele vem bem servido e dividimos, mas comemos a entrada (grátis) um caldinho de Tambaqui que também estava divino e pedimos pasteis de Pirarucu!

restaurantes-em-manaus

Os valores são adequados pela localização bem central e fama do restaurante. Vale a pena a visita

2. Caxiri em Manaus

restaurantes-em-manaus
Foto: a janelalaranja

Localizado em um dos prédios antigos e simbólicos de Manaus, com vista também para o Teatro Amazonas, o Caxiri precisa estar na sua lista de organização sobre os restaurantes em Manaus.

 Ele é o tipo de lugar, que exala elegância, história e cultura, apresentando janelas muito grandes, um pé direito alto, e um clima de casarão antigo.

O preço não é um dos mais em conta, por serem opções a la carte, e apresentarem uma culinária mais apreciativa com pratos que investem no sabor e na apresentação. Mas é uma experiência que vale muito a pena.

E, se você não estiver disposto a pagar mais, pode optar pelo prato executivo, que oferece opções com e sem entrada e sobremesa.

3. Banzeiro em Manaus

restaurantes-em-manaus

Para muitas pessoas, o Banzeiro é uma das melhores opções de restaurantes em Manaus para se colocar na lista.

Os valores são um pouco mais salgados, com pratos que custam em média R$ 140,00 para 2 pessoas.

Mas, assim como a opção anterior, essa pode ser uma boa investida para um jantar mais sofisticado, com com comida típica e contemporânea ao mesmo tempo.

4. Fish Maria em Manaus

restaurantes-em-manaus
Foto: fishmaria

Se você é do tipo de pessoa, que gosta de comer bem, e de lugares que ofereçam coisas a mais, além da alimentação, mas grandes experiências, seu lugar é no Fish Maria.

Ele fica no aeroclube, e te permite comer peixes da culinária regional, enquanto assiste os aviões pousando. Aos domingos, por exemplo, é possível observar o pessoal saltando de paraquedas. É um show completo!

5. Bistrô Fitz Carraldo em Manaus

restaurantes-em-manaus
Foto: acritica

O Bistrô, está localizado no Hotel Villa Amazônia (veja nosso post dos hoteis em Manaus) e é mais uma opção sofisticada e exótica, localizada no centro de Manaus.

Ele oferece opções internacionais com toques regionais, e mesmo estando localizado em um hotel, é aberto ao público em geral.

6. Waku Sese em Manaus

restaurantes-em-manaus
Foto: acritica

Falar sobre o norte do Brasil, e não citar um bom lugar para tomar açaí, é quase um delito. Então, não se esqueça de acrescentar o Waku Sese na sua lista de restaurantes em Manaus.

Mas, se prepare para uma experiência completamente diferente do que está acostumado, se o seu açaí costuma ter xarope de guaraná.

Lá, em muitos lugares, ele é consumido como um prato salgado, que acompanha outras refeições. Mas, também pode ser encontrado em sua forma doce com leite condensado e farinha de tapioca, por exemplo.

Nosso post dos restaurantes de Manaus vai chegando ao fim, snif! Não deixe de ler nosso post sobre Presidente Figueiredo, um local com cachoeiras belíssimas no Amazonas e nosso post dos hotéis em Manaus!