swiss-travel-pass

Swiss Travel Pass vale a pena?

Se você está com viagem pra Suíça precisa avaliar a possibilidade de adquirir o Swiss travel Pass. Mas será que vale mesmo a pena? Vou te contar tudo que pesquisei pra tomar minha decisão.

Leia também:

  • Artigos sobre a Itália: Pádua, Roma, Veneza
  • 11 atrações pra fazer em Bruges (Bégica) em um dia
  • Os 10 melhores lugares em Paris pra conhecer

O que é Swiss Travel Pass?

O Swiss Pass, nada mais é, do que um passe único que dá acesso a toda e qualquer rede de transporte público na Suíça, não importando se estamos falando sobre trens, metrôs, ônibus, e até mesmo barcos.

swiss-travel-pass

Ele é um grande aliado dos moradores e viajantes, pois facilita o transporte em mais de 90 cidades pelo país, permitindo experiências únicas, como poder viajar de graça em passeios panorâmicos de trem, aqueles lindos com janelas imensas nos trens!

Além disso, o Swiss Pass também apresenta outra grande vantagem: a gratuidade em passeios por famosas montanhas, como Stoos, Rigi e Stansehorn, que por si só, já têm um custo mais elevado.

Outra grande vantagem que precisa ser citada, é a possibilidade de entrada (também gratuita) em mais de 500 museus por toda a Suíça e disponibilidade de descontos de até 50% outros tipos de passeios.

Na montanha Titlis, por exemplo, pagamos 42 francos em vez de 108 francos (valor cheio). Uma economia, em reais (cotação que pegamos 1 franco = 6,00 reais), de R$ 396,00 por pessoa.

E para quem está saindo de outro lugar com destino à Suíça ou deseja sair do país para outro destino europeu, o Swiss Pass também oferece descontos em trens, como CityNightLine e TGV Lyria.

Primeira e segunda classe no trem…

passeio-de-barco-lucerna

Em relação à primeira ou segunda-classe, a diferença entre as duas é basicamente os assentos que são mais confortáveis e o vagões que ficam mais vazios, benefício muito bom na alta temporada.

O que pode ser diferencial é para os viajantes que procuram por maior exclusividade ou precisam de maior espaço para malas também. Nós fomos de primeira classe!

É importante ainda lembrar que toda a experiência é muito rica, pois além das facilidades que  ele oferece, toda viagem em um serviço público suíço é um momento à parte graças às suas belíssimas paisagens, conforto e segurança.

Swiss Travel Pass Comum vale a pena?

Com o Swiss Travel Pass Comum, é possível comprar bilhetes para 15, 8, 4 ou 3 dias, mas de maneira consecutiva. Ideal para viajantes com roteiro definido previamente.

Swiss Travel Pass Flex vale a pena?

Já o Swiss Travel Pass Flex é um pouco diferente. Ele também pode ser comprado nas mesmas opções de 15, 8, 4 e 3 dias, mas não necessariamente consecutivos.

Nesse caso, a validade é de 1 mês e os dias podem ser escolhidos de acordo com sua vontade. Ideal para viajantes que não gostam de viajar com roteiro pré definido e preferem decidir na hora com maior liberdade.

É legal falar também que a Fabi do blog Loucos por Viagem tem uma parceria para os viajantes que comprarem o bilhete no cartão de cartão de crédito em real.

Como calcular se o Swiss Travel Pass vale a pena?

swiss-travel-pass

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber que o Swiss Pass não é barato, mas em comparação a tudo o que ele proporciona, pode ser considerado um valor que vale o investimento.

Nós adoramos e não nos arrependemos em momento nenhum! A economia é realmente grande, já que usamos muito o transporte público e trens entre cidades também.

Porém, para saber se a compra do bilhete vale ou não a pena, é preciso levar em consideração algumas informações e a disponibilidade financeira de cada viajante.

Abaixo, você poderá acompanhar algumas diquinhas simples que podem te ajudar a tomar essa decisão. Confira:

Defina seu roteiro

É muito importante a criação de um roteiro pré viagem, onde você decida quantos dias vai ficar e por onde decide passar, os lugares que pensa em conhecer, etc.

Para isso, nossa dica, é: crie uma tabela com datas, destinos e o tipo de transporte que será usado para chegar até eles.

Por exemplo:

Dia 1: chegada no aeroporto de Zurique para o hotel x na cidade de Zurique.

Transporte: trem e uma única vez, sem bate e volta.

E assim, até conseguir fechar todos os dias da viagem com todas as informações definidas para uma boa organização financeira.

swiss-travel-pass

Conheça os valores gastos por trecho

Após definir cada um dos trechos e destinos, é preciso saber quais são os valores de cada um deles, para então, definir se vale ou não a pena comprar o Swiss Pass em sua viagem.

Esses valores podem ser checados no timetable da SBB, que é a companhia de transportes oficial da Suíça.

Não se esqueça de escolher a opção de bilhetes de segunda-classe e sem desconto nenhum, pois estes são apenas para moradores com cartões mensais, etc.

No site, você ainda deve prestar atenção em opções, como “trecho” e “ida e volta” para obter o valor exato de cada um.

Faça a soma de todos os gastos em passagens

Após separar todos os destinos, trechos, idas e voltas e passeios que possuem desconto de 50% apresentando o passe é preciso somar o valor total que será gasto, e logo em seguida, comparar se vale ou não a pena comprar o Swiss Pass.

Em geral, se você for fazer um roteiro de acima de 4 dias conhecendo regiões próximas como Lucerna, Berna, Titlis, fazer bate volta, o Swiss pass compensa demais.

Se estiver na Itália e for passar 1 a 2 dias na região ou estiver apenas em uma conexão longa, compre os bilhetes a vulso mesmo.

Uma das maiores vantagens, além da economia no valor se comparado a comprando a vulso, é a liberdade e comodidade do viajante de apenas comparecer ao local da viagem, sem necessitar parar constantemente em guichês.

Como comprar o Swiss Pass?

swiss-travel-pass

Você pode adquirir seu Swiss Travel Pass clicando aqui pelo site da RailEurope, que é considerada a distribuidora número 1 de bilhetes de trem europeus através do passo a passso:

  1. Clique em Rail Passes, escolhendo Switzerland como país e quando você deseja que o bilhete comece a valer.
  2. Abra todas as categorias, escolhendo a opção de adulto (28 até 59 anos), senior (a partir de 60 anos) ou criança (de 0 até 27 anos), selecionando as idades de todas as pessoas que irão utilizar o transporte.
  3. Selecione qual Swiss Pass você deseja, se o Comum ou o Flex.
  4. Confirme, complete a página com os dados de pagamento e dados pessoais e aguarde a confirmação por e-mail.

Considerações finais

A Suíça é um dos destinos mais caros pra se conhecer na Europa, então utilizar estratégia de comprar um passe único é muito bom pra você economizar sem perder a qualidade na experiência. A gente utilizou o Swiss travel pass durante 8 dias e não nos arrependemos.

Pra saber mais ensinamentos de como economizar na sua viagem, viajar pra 2 destinos pagando o preço de 1, economizar até 50% off em hospedagem, montar um roteiro perfeito e aprender sobre investimentos financeiros pra viajantes e como registrar sua viagem toda de celular, clique aqui

Leia também:

  • Artigos sobre a Itália: Pádua, Roma, Veneza
  • 11 atrações pra fazer em Bruges (Bégica) em um dia
  • Os 10 melhores lugares em Paris pra conhecer