tesouro selic negativo

Tesouro Selic negativo: entenda o que isso significa

No post de hoje, nós vamos falar um pouco sobre a notícia do mês de Setembro que deixou muitas pessoas cheias de dúvidas: Tesouro Selic negativo, e qual impacto ele pode causar no seu dinheiro.

E, pensando na melhor maneira de exemplificar essa situação, explicando quais são as consequências possíveis para a sua vida financeira, nós decidimos criar esse post informativo.

Continue com a leitura para descobrir um pouco mais sobre o assunto, e aprenda como proteger seu dinheirinho!

O que é Tesouro Selic?

Antes de falarmos sobre o Tesouro Selic negativo e seus impactos financeiros, precisamos explicar o que ele representa, já que muitas pessoas estão ingressando agora no mundo dos investimentos e ainda têm algumas dúvidas.

O Tesouro Selic nada mais é do que um tipo de investimento de renda fixa, ou seja, é a opção para o investidor mais conservador, que prefere investir em algo com rentabilidade previsível, algo mais estável e seguro.

Seu investimento é relativamente baixo, e o investidor que opta pelo Tesouro Selic pode apresentar diferentes tipos de interesse com seu investimento a curto, médio e longo prazo.

Isso significa, que se você deseja comprar um carro, um apartamento, fazer uma viagem e etc, o Tesouro Selic pode ser a solução para seu foco.

De uma maneira mais técnica, podemos dizer que ele é um título pós-fixado que é emitido pelo Tesouro Nacional, como se você estivesse emprestando seu dinheiro ao Governo por um período determinado.

No momento estabelecido para resgate do valor, você terá de volta o valor investido com uma taxa de juros correspondente à rentabilidade.

Sua rentabilidade anual é correspondente a 100% da Taxa Selic daquele período, então o rendimento mensal é equivalente à divisão feita pelos meses do ano. Seu rendimento pode sofrer algumas alterações a cada 45 dias, considerando que a Taxa Selic é definida pelo Copon.

O que significa Tesouro Selic Negativo?

tesouro selic

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Tesouro Selic, nada mais justo do que explicar o título deste artigo e como Tesouro Selic Negativo pode interferir na sua vida financeira.

Vamos começar entendendo que a Taxa Selic é considerada a Taxa Mãe da economia brasileira e que ela está diretamente ligada à inflação. Podemos entender então, que se a inflação aumenta, a Taxa aumenta e se ela cai, obviamente a Taxa também irá cair.

No momento atual, a Taxa Selic está em 2%, que é um valor baixo, então os juros também estão em baixa.

Se estivéssemos falando de dívidas, esse valor seria visto com bons olhos, mas como estamos falando sobre investimentos, a notícia pode não ser tão boa.

Quando a Taxa Selic se encontra tão baixa, os investidores internacionais passam a encarar o Brasil como um país de risco para investir, e por isso, acabam reconsiderando se devem ou não investir com uma rentabilidade menor.

Como você já sabe, o Tesouro Selic é um dos investimentos do Tesouro Direto com rendimento totalmente atrelado à Taxa Selic, que quando está alta oferece bons rendimentos e quando está baixa, oferece menos oportunidades.

Essas oportunidades são reduzidas porque com o rendimento mais baixo, a demanda pelos títulos do Tesouro Selic também é reduzida. Em outras palavras, quem compra não tem para quem vender, e nesse momento o mercado passa a pagar um valor muito baixo por eles que torna possível o resultado que tivemos: Tesouro Selic negativo.

Você perde dinheiro com o Tesouro Selic negativo?

A resposta para essa pergunta, é: depende. Se você tiver investimentos no Tesouro Selic para daqui a alguns anos, então sim, você irá perder dinheiro. Afinal de contas, você vai estar antecipando uma retirada de anos de juros de rentabilidade.

Porém, se a sua situação é de reserva de emergência, não precisa ficar em desespero.

Se o seu caso é de reserva de emergência completa, então deixe ela justamente para alguma emergência, sem mexer em nada. Você não vai estar perdendo dinheiro, e ainda vai utilizar o investimento para o fim ideal: uma emergência na hora certa. Nada de perder dinheiro.

Se o seu caso é de reserva de emergência incompleta, então é uma boa ideia continuar com outros investimentos como CDB, por exemplo, que você pode investir por meio de bancos digitais. Dessa maneira, você diversifica e reduz os riscos.

Agora, se o seu caso é de quem ainda não iniciou a reserva de emergência, o ideal é investir em bancos e fintechs com pelo menos 120% de rentabilidade do CDI. O importante nesse caso, é saber se existe garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que te garante investimentos de até R$ 250 mil reais e liquidez diária.

O importante é saber como agir diante de situações inesperadas (pela primeira vez em 18 anos a Taxa Selic fechou o mês negativa), e não desistir dos investimentos. No vídeo abaixo nós falamos um pouquinho sobre isso:


E, se você quiser mais dicas sobre finanças, investimentos e maneiras de fazer seu dinheiro render para realizar seus sonhos, fazer viagens maravilhosas e ter mais tranquilidade, clique aqui e aqui.

Conclusão

Agora, que você já sabe que o Tesouro Selic negativo pode não ser tão ruim quanto o nome sugere, não perca a chance de agir da maneira correta com as dicas que nós demos.

Seu dinheirinho agradece!